terça-feira, 12 de novembro de 2013

Entrevista com Mozine do Mukeka di Rato / Merda / Os Pedrero



Como foi formação da cena aí do ES. Como é a relação entre Mukeka di Rato, Os Pedrero, Merda e a outras bandas como o Dead Fish, por exemplo.. Como foi a época que foram surgiram ?

Essas bandas fomos formando pela nossa vontade de tocar e falta do que fazer, pelo menos na época, porque hoje em dia ninguém tem mais tempo pra nada, nem pra ensaiar.  Mukeka foi a primeira dessas 3, surgiu em 1995.  Dead Fish eram da cidade de Vitória e a gente chamava eles de playboys, só porque moravam em Vitória, mas sempre foi um grupo que me interessou, eu acho foda.

E como foi o idealizado o livro "Una Gira En Sudamerica"?

Quando fizemos essa tour, eu já tinha a ideia de fazer um grande tour report na internet ou algo assim, portanto, levei um caderninho e ia anotando tudo. Ao chegar em casa da tour, transcrevi o texto anotado em tópicos para o computador dando uma incrementada na historia até aonde minha memória deixou, e depois e alguns anos engavetado num HD qualquer da vida, consegui verba para mandar o livro pra gráfica, e ai está.

Os nomes, tanto das bandas quanto das músicas são bem interessantes, de onde surge tanta criatividade e também como chegam a um consenso sobre o que deve ou não fazer parte das músicas e afins?

É muito dificil responder isso, mas geralmente todos os integrantes de todas as bandas tem carta branca pra fazer o que quiser, sendo muito raros os casos de um barrar uma musica do outro, e quando isso ocorre, geralmente é feito através de argumentos.

Sobre a forma despojada de crítica presentes nas letras, quem escreve os sons? como são compostos?

No mukeka a divisão é mais ou menos 50 / 50 eu e Sandro, mas em quase todo discos tem musicas e letras também feitas pelo Paulista, e acho que tem umas duas musicas do mukeka feitas pelo Brek.  No merda é eu e Japones, cada um faz o que quer, escreve e pronto.  Os pedrero eu faço as mais podrinhas e abreu aparece com uns bubblegun.

sobre a Läjä Records?

Desde 1998 corrompendo meninos de familia.

Qual as principais influências musicais de cada integrante?

Mozine: musica brega, hc

Sandro: hc politico, musica em geral, mpb

Paulista, hc tosco, fugazi, nirvana, reggae

Brek: sei la, uns bagulho q eu não gosto, ben harper, não sei o que ele ouve

Abreu: bubblegun e rock

Marcelinho: tudo, foo fighters, hc melodico anos 90, hardcore em geral, rock

Japa: hardcore, samba, rock.  Eu me pareço um pouco com japa no gosto musical.

Alex Vieira - hardcore

Como é viver só de música (no underground)

Eu vivo só de musica mas tenho mil ativdades dentro da musica que não só a banda como produções, leis de incentivo, shows, direitos, gravadora, vendas, merch etc.  Todos os outros integrantes tem profissões e trabalhos que lhes dão o sustendo e o Mukeka é apenas um hobby.

Vocês já tiveram problemas judiciais ou ameaças à integridade física por causa da temática das músicas ?

Já tivemos porrada com punks no ES a muito tempo atrás.  Acho que já fomos tema de uma palestra numa igreja batista, sandro já quase foi preso duas vezes (que eu saiba), uma vez que ele de uma certa forma acabou incentivando a depredação do relogio da globo num show que fizemos em Camburi / ES, ele chutou uma viatura ou algo assim e foi até a DP e quando ele ficou pelado no dia d, parece que ele já ia descer do palco preso, mas a produção do show em geral aliviou, falou que fazia parte etc.

Quais as recompensas que você enxerga no trabalho que tem feito ao longo de tantos anos

Rapaz, ter viajado muito, ter conhecido outros estados e outros países, que, talvez, eu não tivesse conhecido se não tivesse a banda, ou talvez tivesse conhecido de uma forma mais superficial ou turística apenas.

Além do cotidiano, corrupção, cachaça, putarias, a situação do país, religião e afins qual é o assunto que mais se destaca nas letras e também no interesse dos integrantes de ambas as bandas

Meu interesse é segunda guerra mundial, bebidas alcoólicas (muita), comida, flamengo e música brega em vinil.

Quais os planos para para as bandas, tem algum projeto em andamento?

Dvd laja 100 ta no forno, pequena tour do merda nos EUA em agosto, lp indio cocalero do merda sendo lançado nos EUA, gravar o cd deu um treco no teco teco dos pedrero em SP, gravar um ep crust do mukeka di rato com 6 musicas, lançar o dvd kanela verde japanese do Mukeka.

Quais as principais dificuldades e motivações nesse tempo todo tocando?

Viajar, tocar, rever os amigos fora, ganhar algum dinheiro, beber bebida alcóolica, dar um tempo dos trabalhos, problemas locais, entrar num avião, chegar num lugar diferente, tocar, beber pra cacete nesse dia, ficar bêbado e voltar pra casa.

E qual é a experiência de tocar em outros países, muitas diferenças na organização/união do pessoal que curte um som quanto ao Brasil?

Na verdade a parada é toda a mesma bosta.  A diferença são as diferenças culturais de cada pais mesmo, mas no fundo é tudo a mesma merda.

Você gostaria de que quem ouve as bandas que você faz parte percebesse algum tipo de mensagem crítica ou algo assim?

Não tenho mais essa esperança, quero apenas que a pessoa sinta-se bem ao ouvir nosso som, dance, reflita, curta, preste atenção na letra, sei lá,  faça o que quiser.