domingo, 9 de fevereiro de 2014

A Venustidade do Sádico

Donatien Alphonse François de Sade foi um aristocrata francês diversas vezes acusado de fazer apologia ao crime por ser ateu, detido em outubro de 1763 aos 23 anos, acusado de corrupção escandalosa e em 1790 diagnosticado como insano, foi transferido para o asilo de Charenton. Seu nome deu origem ao termo sadismo usado para definir uma atividade sexual subversiva em que a satisfação depende do sofrimento físico ou moral de alguém.

Filósofo, escritor e dramaturgo, era fascinado por duas de suas personagens: Justine e Juliette. Escreveu em cárcere obras como "Os 120 Dias de Sodoma", que deu origem ao filme "Salò ou Os 120 Dias de Sodoma" nas mãos do italiano Pier Paolo Pasolini em 1975.
  
Em 2000 o diretor Philip Kaufman enfatiza com ousadia que a literatura tem o poder de causar reflexões e delírios fazendo referência às obras de Sade no filme "Quills" ou "Os Contos Proibidos do Marquês de Sade", que reproduz os últimos dias de vida do escritor no sanatório, onde se apaixona pela camareira Madeleine (Kate Winslet) que o ajuda a publicar seus contos eróticos censurados. Um drama histórico, romântico, audacioso e convidativo.




Diretor: Philip Kaufman
Duração: 124 minutos
Ano de Lançamento: 2000
Áudio: Inglês
Legendas: Português