sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Criação

Quando pensamos em criação o que vem a mente? Muitos pensam em um deus que lhes deu vida, mas venho aqui tentar apresentar uma outra, na minha opinião muito mais bela, elaborada e fascinante, a criação da vida a partir do universo.
Supondo que o nosso universo tenha surgido através de um big bang e continuou assim em acelerada expansão até os dias de hoje, no qual consigo demarcar, conforme ele foi expandindo e a energia dissipando para o meio agora cada vez maior, foi-se possível a formação dos átomos, um deles em grande número o hidrogênio, existindo também as quatro forças fundamentais da natureza. No começo da expansão a sutil força gravitacional foi aglomerando esses hidrogênios no espaço, até o momento em que a energia no local é tão grande que faz com que os hidrogênios entrem em fusão nuclear e assim criam o que chamamos de estrela. As estrelas brilham pois a fusão nuclear libera luz e vai irradiando esta até chegar no fim desta e esta energia dura muito tempo comparado ao nosso. Assim vai sua evolução, continua fazendo fusão nuclear até chegar no elemento ferro, onde a estrela não tem mais energia suficiente para poder continuar a realizar fusão nuclear deste elemento. Eis que surge a parte onde da morte cria-se vida. Quando a estrela chega ao seu fim, podendo explodir como uma super-nova (criando o resto dos elementos) ou excretar sua massa como uma nebulosa planetária, ela poderá através de sua morte criar outras estrelas ou planetas e com uma infinidade de tempo criar seres vivos em meio a essa constante modificação no universo. Logo somos todos poeiras de estrelas, você só existe aqui hoje pois no passado uma ou mais estrelas tiveram que morrer para você surgir, quão fantástico isso é para você, saber que aquilo que brilha intensamente no céu no dia, tão perto, o sol, que é uma estrela, as incontáveis estrelas no céu noturno, as estrelas de todo o universo, algo tão comum de ser ver pode criar algo como uma Terra com seres vivos. Sabendo também que além de criar a possibilidade de vida, elas mantêm a vida através de sua energia. Realmente isso é muito maravilhoso para mim. Saber como surgimos é algo interessante, saber que podem ter mais coisas por aí é fantástico e que tudo isso pode ter surgido sem nenhuma ação milagrosa ou com o dedo de alguém interferindo.
Caso eu não tenha sido claro ou tenha algo que foi dito de forma errônea, aconselho que busquem ver o seriado ou ler sobre Carl Sagan, esse com muita certeza irá ajudar aqueles que buscam entender mais sobre esse maravilhoso universo.